Retrospectiva dos tráfegos de 2015!

Nesse ano de 2015 tivemos diversos tráfegos diferentes. Nesse post, vamos mostrá-los mês a mês.


Janeiro

A TAM encerra as operações com o A330 em POA no vôo JJ3509 (GRU-POA-GRU). Em janeiro, dia 19/01/2015, foi o último voo dessa fantástica aeronave em nosso aeródromo.


 Neste mesmo mês tivemos a ilustre visita em um voo charter do MD-88 da empresa argentina Andes Líneas Aéreas.

 



Fevereiro

Nessa época o voo AA203, da American para Miami, enfrentou diversas panes e atrasos. Assim os spotters puderam fotografar os belos 767 da companhia na luz de dia, o que era incomum à época.


Neste mês tivemos o B767-200F cargueiro da empresa RIO Linhas Aéreas que chegou aqui em dezembro de 2014 para manutenção nos hangares da TAP ME e saiu em fins de fevereiro. Após alguns meses depois a empresa encerrou as operações com a aeronave.


Tivemos o primeiro pouso do A330 da Azul que veio em função de grande quantidade de carga. A aeronave chegou por volta das 08h da manhã e ficou 1 hora em solo.
Foto de José Arthur Eidt



Março

Em março tivemos um charter da Boliviana de Aviación (BoA) para levar o time do Internacional para um jogo da Libertadores.


Abril

Neste mês tivemos a vistia do Antonov AN-12 da Cavok Airlines que fez um pouso em POA de manhã no dia 28, ficou aqui durante três dias parado no pátio 3 e depois seguiu para as Falklands.

Fotos de Daniele Bitencourt


Maio

Em maio, no dia 1, chegou em POA o TC-SAL, um B737-700 da Anadolu Jet que veio de traslado para os hangares da TAP ME para pintura da Gol e nacionalização. A aeronave saiu de Istambul e fez escala em Keflavik, Bangor e Curaçao até chegar em Porto Alegre. Hoje a aeronave voa na Gol com a matrícula PR-GEI. Outro que veio foi o TC-SAE, que agora opera como PR-GEH.

Foto de Felipe Ferret




Julho 

Em julho tivemos mais um grande atraso do AA. Dessa vez os spotters de POA tiveram a oportunidade de pegar o N399AN, na nova pintura da American Airlines.


Agosto

No primeiro dia desse mês, o PP-PTU, na bela pintura TudoAzul, que sempre operava os voos cargueiros POA-GRU e já era um velho conhecido dos spotters, fez o seu último voo. Ele foi para os hangares da TAP, onde teve a sua pintura retirada e foi devolvida há pouco tempo. Quem começou a cumpri-los foi o PR-AKA, primeiro ATR 72-600QC da encomenda da Azul. Atualmente, com a chegada de novos ATR QC, outros ATRs também fazem a rota.



E tivemos mais um avião para a TAP ME, um 767-300 da empresa russa Nordwind Airlines pousou em POA e foi para os hangares para adaptação de winglet nas asas e manutenção, a aeronave foi arrendada e vai ser operada pela empresa Boliviana de Aviación (BoA). Após alguns meses, feitos todos os ajustes a aeronave decolou e foi direto para o México, onde será feita a pintura da BoA.

Foto de Felipe Ferret 


Outubro

Neste mês tivemos a visita de um E-170 da Kenya Airways que veio para fazer check de manutenção nos hangares da TAP ME e após, ser entregue à Aeromexico Connect. A aeronave chegou em setembro e fez a pintura da empresa mexicana aqui, além da manutenção e foi embora no início de outubro.



Em outubro, tivemos a tradicional EXPOAER, onde, apesar das poucas aeronaves comparando com anos anteriores, os spotters fizeram a festa. Tivemos a exposição estática das aeronaves do 5º ETA (Esquadrão Pégaso), além de um C-99 (Embraer 145) do 1º/2º GT, o Esquadrão Condor, um helicóptero da Brigada Militar, e dois Cessnas da Born to Fly, além de um Black Hawk do Esquadrão Pantera.  Finalmente, tivemos os voos e passagens baixas dos F-5M do Esquadrão Pampa dos Esquadrões Jaguar, Pif-Paf e Jambock,  







Em 25 de outubro, o AA teve mais uma pane. Ele saiu de dia, e os spotters tiveram mais uma chance de vê-lo sob a luz do sol! Dessa vez o 767 foi o N378AN.


No dia 27, houve o voo inaugural da Azul para Uruguaiana. Estavam presentes diversas autoridades, mas muito mais importante, o Presidente, Vice-Presidente e alguns Diretores da Azul.






Nesse mesmo dia, a Aerolíneas voltou a operar regularmente em POA, apenas às terças, no lugar do voo da Austral.


Novembro

No mês de novembro tivemos a volta do AA de dia no dia 5.



No dia 8 tivemos a vinda de um raro Antonov An-12 da Cavok Air, fazendo escala para as Falklands,



Também no começo do mês houveram alguns voos de demonstração entre POA e Canela, no Embraer 110 Bandeirante PT-SOG da Gensa, que, a partir do dia 18 do mesmo mês começou a operar com passageiros e com o nome de "Canelinha" pintado em sua fuselagem. 





E nesse mês os spotters de POA tiveram a única oportunidade de fotografar de um ângulo diferente. O Spotter Day, realizado pela Infraero, aconteceu no dia 21 de novembro. Além de termos sido levados para uma taxiway fotografar, ao final pudemos tirar fotos internas e externas da mais nova aeronave da Avianca, o Airbus A320 PR-OCT, que estava parado para nacionalização no novo pátio auxiliar. Ao fim, pudemos entrar no PR-OCN, na pintura da Turma da Mônica!








Dezembro

Para salvar o ano, tivemos dois fretamentos da RIO Cargo a serviço do Banco Central, as aeronaves que passaram pelo aeroporto foram o Boeing 737-400F PP-WSA e o Boeing 727-200F PR-IOC da empresa cargueira.




E saem os últimos E-175 Ex-TRIP que já estavam no pátio da TAP há bastante tempo. O destino deles foi o Canadá, onde operará na divisão regional da empresa Air Canada. As aeronaves saíram albinas de POA, porém com matrícula Canadense.


Extra!

Esse ano foi o último de operações dos Fokker 100 (MK-28) da Avianca Brasil.



Foi o último ano de operações dos Airbus A318 da Avianca aqui em Porto Alegre. Por enquanto há poucos deles voando pela companhia. Atualmente umas das poucas cidades a receber esse avião é Passo Fundo.




Nesse ano foi lançada a nova pintura da Gol! Ela já apareceu várias e várias vezes em POA. Aos poucos a empresa pinta as aeronaves que estão em manutenção em
Confins.

Comentários