Retrospectiva dos tráfegos de 2016 em POA

O ano de 2016 foi relativamente bom em termos de tráfegos raros no aeroporto de Porto Alegre. Nesse post fizemos um compilado com os principais, mês a mês. Confira:

Janeiro

No dia 8 tivemos a visita de um Antonov An-12 da ucraniana Cavok Air. Ele fez um pouso técnico em POA, pernoitando e seguindo sua viagem para as Falkland.

Foto por João Machado


Fevereiro

Dia 13 tivemos o primeiro voo da American no novo horário, diurno. Nesse dia o AA203/204 foi operado pelo N361AA, na pintura antiga. Foi cortada a escala em Curitiba e o voo passou a ser operado quatro vezes por semana. Nesse mês a AA pediu o fim das operações em POA - o último voo seria operado em março.

Foto por Douglas Martins Nos


No dia 21 um Hércules da RAF (Royal Air Force) fez uma escala para reabastecimento em POA, seguindo para as Falkland.

Foto por Anderson Rodrigues


Dia 28 tivemos a primeira operação de uma aeronave da nova companhia chilena LAW (Latin American Wings) em Porto Alegre, vindo de Guarulhos. O 737-300 CC-ADZ ficou em solo até o dia 03/03, quando decolou para Lima. Embora o 737 pertencesse à LAW, os voos foram operados pela Chilejet.

Foto por Régis Gabriel Rossi


Março

Nos dias 1º e 3 o A330 da TAM fez sua última operação em Porto Alegre, trazendo os Rolling Stones para um show. Ele fez um bate-volta GRU-POA-GRU no dia 1º. Dois dias depois, cumpriu o trecho GRU-POA-LIM. No dia 03/04, o A330 da TAM finalmente fez o seu último voo comercial, ligando a Cidade do México a São Paulo.

Foto por João Machado


Também no dia 3 a American Airlines fez a sua última operação entre Miami e Porto Alegre. Quem fez o último AA203/204 foi o N343AN, que ostenta a pintura especial da aliança oneworld.

Foto por João Machado


No dia 8 tivemos a visita de um MD-83 da Andes Líneas Aéreas, vindo de Buenos Aires. O LV-AYD ficou em solo até o dia 10, voltando para a capital argentina.

Foto por Douglas Martins Nos


No mesmo dia um raro 727 da colombiana LAS - Líneas Aéreas Suramericanas fez uma operação em Porto Alegre, vindo de Buenos Aires. No dia 10 ele seguiu para Belo Horizonte. Logo após o seu pouso havia, por coincidência, um 727 da Total Cargo ao lado da aeronave. Há muito não se via duas aeronaves desse clássico modelo lado a lado em Porto Alegre!

Fotos por Douglas Martins Nos



No dia 24 a Alas Uruguay fez a sua primeira operação em Porto Alegre com passageiros. O CX-OAB veio de Montevidéu e seguiu para Punta del Este. Já no dia 27 ele veio de Punta del Este e logo após foi para Montevidéu.

Foto por Douglas Martins Nos


Abril

No dia 27 o Embraer 190 da Azul/Trip PP-PJJ foi visto em POA com a pintura da sua nova operadora - a British Airways CityFlyer. Ele fez um voo de testes sobre o estado e algumas semanas depois foi trasladado para a Europa como o G-LCYW.

Foto por Thiago Trevisan


Maio

No dia 6 o A319 PT-TME fez o primeiro voo de uma aeronave com as cores da LATAM Brasil em Porto Alegre, em seu segundo dia de operações com a nova pintura, num bate-volta BSB-POA-BSB.

Foto por Wellington Borges


Nos dias 26 e 29 tivemos mais operações da Alas Uruguay, nas rotas MVD-POA-PDP e PDP-POA-MVD, respectivamente. Quem as operou foi o CX-OAA.

Foto por Douglas Martins Nos


Junho

Nos dias 22, 23, 24, 25, 26, 28 e 29 tivemos a raríssima visita de um 767-300 da Ethiopian Airlines, que veio ao Brasil transportando tropas de e para a Minustah, missão de paz da ONU no Haiti, liderada pelo Brasil. Todas essas operações foram feitas pelo ET-AMG, na pintura regular da companhia etíope. Os trechos realizados foram, respectivamente: BSB-POA-PAP (Porto Príncipe); PAP-POA-BSB e BSB-POA-ADD (Addis Ababa).

Foto por João Machado


E no dia 28 tivemos uma operação da Colt Cargo em POA, com o 737-400 PR-IOY, cumprindo a rota GIG-POA-GIG.

Foto por Thiago Bitti


Julho

Logo no dia 1º a Azul iniciou o voo regular entre POA e Montevidéu, em um primeiro momento com quatro operações semanais. A primeira operação do AZU8740/8741 foi cumprida pelo ATR 72-600 PR-AQA "Para Sempre Azul". Durante o pushback, a aeronave recebeu o tradicional batismo pelo Corpo de Bombeiros. A partir do dia 03/10 o voo passou a ser diário.

Foto por José Arthur Eidt


No dia 14 o 767-200 da petrolífera saudita Saudi Aramco N767A chegou a POA vindo de Lisboa para manutenção nos hangares da TAP. No dia 16/08 ele decolou com destino a Houston.

Foto por Gabriel Centeno


Dia 17 tivemos a primeira visita do C-767 da FAB a Porto Alegre. O FAB2900 veio a fim de levar tropas para a segurança das Olimpíadas no Rio.

Foto por Thiago Trevisan


Na madrugada do dia 26 o DC-3 da VARIG PP-ANU foi rebocado para o Boulevard Laçador, reformado, para ser exposto. Até hoje, a VARIG Experience permite que os visitantes conheçam a aeronave por dentro, ocasionalmente. Porém, quem vai no Boulevard pode conferir essa raríssima aeronave de perto todos os dias.

Foto por João Machado


Dia 28 o A300 PR-STN, única aeronave da cargueira Sterna, fez a sua primeira visita a POA, procedente do Galeão. E a partir do dia 6 de agosto até meados do mês de setembro o Sterna operou a Rede Postal Noturna no lugar da Total.

Foto por Thiago Trevisan


Agosto

No dia 17 o PR-MYD, A320 que operava para a LATAM Brasil, pousou em Porto Alegre nas cores da companhia IndiGo, para os últimos trâmites antes da entrega da aeronave. No dia 12 de setembro ele decolou em voo de traslado, com a matrícula indiana VT-IDW.


Dia 29 mais um Hércules da RAF fez uma parada técnica em POA. O ZH882 seguiu para as Falkland.

Foto por Gabriel Centeno


Setembro

No dia 19 Porto Alegre teve a honra de receber o primeiro voo regular de um A320NEO nas Américas. O PT-TMN, da LATAM Brasil, fez um bate-volta GRU-POA-GRU.

Foto por João Machado


Dia 22 o 737-400 da Sideral Cargo PR-SDU fez uma rápida operação em POA, na rota REC-POA-CNF.

Foto por Wellington Borges


No dia 25 o raríssimo E190 da LAM (Linhas Aéreas de Moçambique) C9-EMA pousou em POA para manutenção nos hangares da TAP.

Foto por Wellington Borges


No mesmo dia os E195 da Azul PR-AYP e PR-AYS foram trasladados para CNF descaracterizados. Hoje em dia eles estão em um deserto nos EUA.

Fotos por Fábio Luís Fonseca - site AeroEntusiasta



Outubro

No dia 10 tivemos o pouso de um raro 737-300 da americana Swift Air, vindo de Buenos Aires. Ele decolou para Guarulhos no dia 13.

Foto por Vinicius Costa


No dia 12 o PR-OBD, primeiro A320NEO da Avianca Brasil, pousou em POA para nacionalização. Nós do Gaúchos Spotters visitamos com exclusividade a aeronave!

Fotos por João Machado



No dia 19 o PP-PJL, último E190 remanescente da TRIP no Brasil, fez um voo de testes sobre o estado. Em 27 de novembro ele foi finalmente trasladado.

Foto por Thiago Trevisan


Novembro

No dia 3 o E175 da Aeroméxico Connect XA-GAB pousou em POA a fim de fazer manutenção nos hangares da TAP.

Foto por André Werutsky


Na noite do dia 7 o raro 757-200 da charteira maltesa JetMagic 9H-AVM pousou em POA vindo de Buenos Aires trazendo a banda Guns N' Roses para um show. No dia 9 ele decolou para Guarulhos.

Foto por Rafael Luiz Canossa


Embora não tenha sido especificamente em POA, no dia 15 aconteceu o Feriado na Base Aérea de Canoas, evento que contou com a participação de várias aeronaves civis e militares, incluindo uma apresentação da Esquadrilha da Fumaça.

Fotos por Gabriel Centeno





E no dia 27 o 727-200 da cargueira uruguaia Air Class fez uma operação em POA, vindo e voltando para Buenos Aires, trazendo os equipamentos para o show do Black Sabbath.

Foto por Vinicius Costa


No dia 28 o E175 da Aeroméxico Connect XA-ACX pousou em POA, também para manutenção nos hangares da TAP.

Foto por Vinicius Costa


No mesmo dia, o Airbus ACJ319 da britânica TAG Aviation UK G-OACJ, pousou procedente do Galeão, trazendo a banda Black Sabbath para o seu show em POA. No mesmo dia, a aeronave decolou novamente para o GIG.

Foto por Vinicius Costa


Dezembro

No dia 15, oitavo aniversário da Azul, a companhia fez o seu primeiro voo com o A320NEO para POA. O PR-YRC "Totalmente Azul" fez um bate-volta VCP-POA-VCP, sendo recebido pelo Corpo de Bombeiros com o tradicional batismo. Atualmente são sete operações semanais. A partir do dia 10, serão mais seis para e em 1º/02 serão iniciados cinco semanais para Guarulhos, totalizando 18 voos por semana com o NEO em POA.

Fotos por João Machado


Comentários