Análise das companhias aéreas regulares de passageiros operantes no RS em 2017

COMPANHIAS BRASILEIRAS

Avianca Brasil


Assim como no ano passado, 2017 foi um ano de crescimento para a ONE, inclusive em Porto Alegre. Além de ter passado o voo para Guarulhos de quatro para cinco voos diários, inaugurou um voo ligando a capital gaúcha a Brasília. Todos os voos por aqui continuam sendo realizados pelo Airbus A320, com capacidade para 162 passageiros, salvo raras exceções.
Com a volta de seus voos para Belo Horizonte (Confins), a nacionalização de suas aeronaves está novamente sendo feita por lá, e não mais por Porto Alegre. Ainda assim, nesse ano POA chegou a receber os três primeiros A330 da companhia e mais dois A320neo para os trâmites de entrada no país.
Por fim, em 11 de março a empresa fez sua última operação em Passo Fundo, que era ligada diariamente a Guarulhos pelos Airbus A318, com capacidade para 120 passageiros.

Azul


Esse foi um ano de retomada para a Azul em Porto Alegre, principalmente o segundo semestre. Em 4 de julho a empresa finalmente inaugurou os voos entre POA e Santo Ângelo. Além disso, passou as frequências dos voos em Santa Maria e Pelotas, ambas ligadas à capital, de seis para sete semanais.
Por outro lado cortou os voos entre Porto Alegre e Passo Fundo, operados duas vezes por semana; assim, restou a PFB apenas os voos a Campinas, já que a Avianca encerrou as operações por lá. Além disso, a Azul reduziu a ligação para Uruguaiana de seis para quatro semanais.
Nem tudo, entretanto, foi negativo para Passo Fundo. O voo a Campinas ganhou mais uma operação diária, passando a três, possivelmente para compensar a ausência da Avianca. A cidade também está recebendo nessa alta temporada três frequências semanais para Florianópolis. Caxias do Sul e Uruguaiana também estão recebendo operações para FLN; são duas semanais em cada base.
Houve também upgrades de equipamento em duas rotas: o Embraer 195 substituiu o ATR 72-600 nos voos de POA para Montevidéu e Foz do Iguaçu. Por fim, em agosto a Azul cancelou os voos de Porto Alegre a Cuiabá (inaugurado em outubro do ano passado) e a Goiânia (inaugurado em fevereiro desse ano).

Gol


Embora esse ano não tenha sido de grandes crescimentos para a Gol, ao menos não foi de grandes perdas; na verdade, podemos considerar que foi até de retomada, se considerarmos os dois últimos anos. Em termos de destinos a partir do RS, a única alteração foi a volta da operação para Montevidéu, que foi abandonada no primeiro semestre do ano passado. O voo foi reiniciado com três voos semanais e pode passar a cinco no ano que vem. Além disso, houve um incremento considerável na oferta para Brasília.
Em Caxias do Sul, os doze voos semanais com o 737-700 para Congonhas mantiveram-se inalterados.
Agora que a Gol conseguiu encontrar o caminho do lucro e da estabilidade financeira, esperamos que 2018 seja ótimo para a companhia no estado. Informações dão conta de que o voo sistemático entre POA e Bagé que a TWO pediu à Anac será realizado em parceria com a G3 - e que será o primeiro de outros voos regionais no estado.

Latam Brasil


Entre as quatro grandes companhias do Brasil, a LATAM é a que mais tem dificuldade em se estabilizar. Assim, esse ano foram poucas as alterações em Porto Alegre. A notícia de maior destaque, infelizmente, foi o fim dos voos para Curitiba. A proposta da LATAM agora é priorizar seus maiores centros de conexão (CGH, GRU e BSB).

COMPANHIAS INTERNACIONAIS

Grupo Aerolíneas


Se no começo do ano a companhia voltou a operar a rota entre Porto Alegre e Buenos Aires com o Embraer 190 da Austral, para 98 passageiros, no início de março os 737-800, para 170, passaram a realizar a rota. A perspectiva para 2018 é excelente: apesar do aparente retorno das operações para o aeroporto de Ezeiza, bem mais afastado do centro da capital argentina que o Aeroparque, a Austral reservou slots para a volta dos voos noturnos. Assim, serão dois voos diários ligando a capital gaúcha a Buenos Aires.

Amaszonas Paraguay


O voo da Amaszonas Paraguay ligando Porto Alegre a Assunção é muito recente; teve início apenas em 14 de dezembro. Assim, não é possível fazer uma analise mais ponderada sobre a operação da empresa em POA. Atualmente são três voos semanais, às terças, quintas e sábados, operados pelo CRJ-200, com capacidade para 50 passageiros. Em algumas semanas saberemos as ocupações da empresa no mês de dezembro.

Avianca Peru


A Avianca não fez nenhuma mudança esse ano em seu voo que conecta POA a Lima, embora o AV918/919 tenha sido realizado muitas vezes mais pelo A320 do que em 2016 - o equipamento usual é o A319.

Copa Airlines


Desde 2016 a Copa opera o voo para a Cidade do Panamá de madrugada. Para o próximo ano, foram pedidas mais quatro frequências semanais a partir de março - essas serão realizadas pela manhã. Assim, com o novo horário, a companhia disponibilizará ainda mais opções de conexão no "Hub das Américas", como a companhia chama sua base.

TAP


A operação consolidada da TAP para Lisboa vem rendendo bons frutos. Tanto é assim que a companhia, que é a única a voar de POA à Europa sem escalas, reservou slots para voos diários em Porto Alegre para 2018. Atualmente, o voo é operado três vezes por semana. Caso isso de fato se concretize, será o maior número de frequências da TP em Porto Alegre desde o início do voo, que teve início no inverno de 2011.

Comentários

  1. Passo Fundo amargou a perda de seu voo para Guarulhos, apesar de ter uma boa ocupação a desculpa foi que devolveriam as aeronaves A318, as utilizadas na rota, e o aeroporto de Passo Fundo não tinha condições de receber aeronaves maiores. Todavia, agora em 2018 solicitou voos com esta aeronave na rota entre CGH-PLU. Como eu era cliente assíduo da Avianca, na rota PFB-GRU, me senti enganado pela empresa. Não que ela fosse obrigada a manter uma rota que não interessaria para ela, mas por não ter sido transparente em ocultar que manteria as aeronaves para explorar outros mercados.

    ResponderExcluir
  2. Em breve torço por novidades....outras internacionais operando vôos para Europa. Ju

    ResponderExcluir
  3. Infelizmente a gol cancelou a rota FLN POA e vice versa. os voos só vão ate 24 de março. confirmei com o chat da gol. Não ha mais voos depois do dia 24 de março. Uma pena.

    ResponderExcluir

Postar um comentário