Janeiro
No dia 3 tivemos a chegada de um 737 da petrolífera árabe Saudi Aramco, que veio para manutenção nos hangares da TAP M&E. A aeronave decolou em 16 de fevereiro.
Foto por Douglas Martins Nos
Durante o ano também tivemos a chegada e saída de vários E175 sendo devolvidos pela Aeroméxico Connect e pela Republic Airways. O primeiro foi o XA-ACF no dia 8.
Foto por João Machado
Foto por Thiago Trevisan
No dia 12 o Embraer 190 da LAM - Linhas Aéreas de Moçambique C9-EMA decolou de POA após manutenção nos hangares da TAP M&E.
Foto por Marcelo Magalhães
Fevereiro
No dia 1º pousou em POA um C-12D da USAF, a Força Aérea Americana. Decolou no dia seguinte.
No dia 7 o voo TAM3299/3502 GRU-POA-GRU foi cumprido pelo 767-300 PT-MOA.
Foto por Tito Borges
Março
No dia 5 o PR-GUK fez suas primeiras operações em POA com a nova pintura especial da CBF.
Foto por Douglas Martins Nos
No dia 7 passou por POA o PP-XJB, Embraer 170 operado pela própria fabricante na pintura EcoDemonstrator.
Foto por Gabriel Centeno
Dois dias depois pousou pela primeira vez em Porto Alegre o Embraer KC-390, em escala para testes em Punta Arenas, no Chile. O PT-ZNJ voltou no dia 23.
Foto por Gabriel Centeno
E no dia 30 pousou em Porto Alegre o primeiro A330 de passageiros da Avianca Brasil. O PR-OCX veio a POA para realizar os trâmites de nacionalização. Os dois A330 seguintes, PR-OCG e PR-OCK, também foram nacionalizados na capital gaúcha. Com a volta dos voos da ONE para Confins, contudo, esse trâmite burocrático voltou a ser feito por lá.
Foto por Thiago Trevisan
Abril
No dia 15 pousou pela primeira vez em Porto Alegre um 767 nas cores da LATAM Brasil, mais especificamente o PT-MSY.
Foto por Douglas Martins Nos
Julho
No dia 4 a Azul finalmente inaugurou as operações entre Porto Alegre e Santo Ângelo.
Foto por João Machado
E no dia 24 a LATAM Brasil fez a última operação com o 767 no ano. Dessa vez, o PT-MSO fez o bate-volta para Guarulhos.
Foto por Douglas Martins Nos
No dia 27, um 777-300 da LATAM alternou Porto Alegre. Foi a segunda vez que o modelo pousou em POA. O PT-MUI ia de Santiago a Guarulhos quando teve que pousar por aqui devido a uma emergência médica.
Foto por Felipe Bitencourt
Agosto
No dia 22 a Modern Logistics, mais nova cargueira do país, fez sua primeira operação em Porto Alegre. O PP-YBA, única aeronave da companhia até então, também veio a POA em 26 de outubro e uma última no dia 7 de novembro.
Foto por Fábio Luís Fonseca
Setembro
O dia 25 de setembro ficou marcado na história do planespotting gaúcho. Nesse dia pousou pela primeira vez um Antonov 124 em Porto Alegre. O RA-82047 da Volga-Dnepr trouxe uma peça para uma fábrica de Guaíba.
Foto por João Machado
No dia 27 o único Boeing 727 da cargueira uruguaia Air Class passou por POA. O CX-CAR fez o voo MVD-POA-EZE-POA-SCL.
Foto por Gabriel Araújo
Outubro
Na noite do dia 7 pousou em POA pela segunda vez um Antonov 124. Dessa vez, o UR-82027 da Antonov Design Bureau/Antonov Airlines.
Foto por Gabriel Araújo
No dia 8 veio a POA um Antonov An-12. O UR-CGW da Ukraine Air Alliance veio do Recife e para lá voltou no mesmo dia.
Foto por Gabriel Centeno
No dia 16, um 777-200 da Qatar Airways alternou POA. Ele ia de GRU a Ezeiza e precisou pousar em Porto Alegre por motivos não esclarecidos.
Foto por Thiago Trevisan
E no dia 20 pousou pela primeira vez na capital gaúcha um 737-800 da argentina Andes Líneas Aéreas. O LV-GWL veio para uma rápida manutenção na TAP M&E, decolando no dia 22.
Foto por Rafael Luiz Canossa
Novembro
No dia 1º foram dois tráfegos incomuns: um CASA C-295 da Força Aérea Equatoriana e um 737-200 da mexicana Global Air. Ambos estiveram envolvidos no transporte de torcedores e jogadores da semifinal da Libertadores.
Fotos por Fábio Luís Fonseca
No dia 6 chegou a POA um 737-300 da maltesa Maleth-Aero trazendo a banda Green Day para um show em Porto Alegre. O 9H-MTF ostentava uma pintura especial para a turnê. Decolou para Buenos Aires no dia 8.
Foto por Rafael Luiz Canossa
No dia 12 tivemos um momento histórico em POA: um 777 e um 747 em solo ao mesmo tempo. Ambos vieram a Porto Alegre buscar os equipamentos da banda Coldplay após o show e levá-los para Buenos Aires. Foi a primeira operação da Qatar Cargo em POA e foi o primeiro 747 em nove anos a passar por Porto Alegre, 747 esse albino da companhia SkyLease Cargo.
Fotos por Rafael Luiz Canossa
Entre os dias 22 e 23 tivemos um grande movimento de passageiros em POA, devido à final da Libertadores. Tivemos a visita de três Fairchild Metro argentinos, dois MD-83 da Andes e também a primeira operação da Avianca Argentina no país. Esses fretamentos encheram os pátios de POA.
Fotos por Douglas Martins Nos
Dezembro
No dia 10 tivemos a primeira operação de um Boeing 787 na capital gaúcha. O avião mais moderno da Boeing veio nas cores da Ethiopian para levar torcedores ao Mundial de Clubes. O ET-AOR veio de Guarulhos e foi para Lomé, Togo, em escala técnica.
No dia 18 outro 787 veio deixar os torcedores em Porto Alegre. Dessa vez, o ET-AOQ.
Fotos por Douglas Martins Nos
No dia 17 tivemos uma aeronave da American Airlines em solo gaúcho mais de um ano e meio depois do fim do voo regular para Miami. O motivo da vinda foi as péssimas condições meteorológicas em Buenos Aires, que obrigaram o 777-200 N798AN a pousar em Porto Alegre. A aeronave pernoitou em POA e depois seguiu para EZE.
Foto por Felipe Ferret
No dia 3 tivemos a chegada de um 737 da petrolífera árabe Saudi Aramco, que veio para manutenção nos hangares da TAP M&E. A aeronave decolou em 16 de fevereiro.
Foto por Douglas Martins Nos
Durante o ano também tivemos a chegada e saída de vários E175 sendo devolvidos pela Aeroméxico Connect e pela Republic Airways. O primeiro foi o XA-ACF no dia 8.
Foto por João Machado
Foto por Thiago Trevisan
No dia 12 o Embraer 190 da LAM - Linhas Aéreas de Moçambique C9-EMA decolou de POA após manutenção nos hangares da TAP M&E.
Foto por Marcelo Magalhães
Fevereiro
No dia 1º pousou em POA um C-12D da USAF, a Força Aérea Americana. Decolou no dia seguinte.
No dia 7 o voo TAM3299/3502 GRU-POA-GRU foi cumprido pelo 767-300 PT-MOA.
Foto por Tito Borges
Março
No dia 5 o PR-GUK fez suas primeiras operações em POA com a nova pintura especial da CBF.
Foto por Douglas Martins Nos
No dia 7 passou por POA o PP-XJB, Embraer 170 operado pela própria fabricante na pintura EcoDemonstrator.
Foto por Gabriel Centeno
Dois dias depois pousou pela primeira vez em Porto Alegre o Embraer KC-390, em escala para testes em Punta Arenas, no Chile. O PT-ZNJ voltou no dia 23.
Foto por Gabriel Centeno
No dia 24 pousou em POA pela primeira vez o único A330 da Avianca Cargo Brasil, PR-ONV, alternando de EZE devido a dificuldades meteorológicas.
Foto por Fábio Luís Fonseca
Foto por Thiago Trevisan
Abril
No dia 15 pousou pela primeira vez em Porto Alegre um 767 nas cores da LATAM Brasil, mais especificamente o PT-MSY.
Foto por Douglas Martins Nos
Nos dias 26 e 28 passou por POA o CRJ-200 da Amaszonas Paraguay ZP-CRN trazendo e levando um time para um jogo da Copa Libertadores na capital gaúcha.
Foto por Douglas Martins Nos
No dia 29 passou por Porto Alegre o PT-MSZ, 767-300 da LATAM Brasil com a pintura especial Walt Disney World.
Foto por Douglas Martins Nos
Julho
No dia 4 a Azul finalmente inaugurou as operações entre Porto Alegre e Santo Ângelo.
Foto por João Machado
E no dia 24 a LATAM Brasil fez a última operação com o 767 no ano. Dessa vez, o PT-MSO fez o bate-volta para Guarulhos.
Foto por Douglas Martins Nos
No dia 27, um 777-300 da LATAM alternou Porto Alegre. Foi a segunda vez que o modelo pousou em POA. O PT-MUI ia de Santiago a Guarulhos quando teve que pousar por aqui devido a uma emergência médica.
Foto por Felipe Bitencourt
Agosto
No dia 22 a Modern Logistics, mais nova cargueira do país, fez sua primeira operação em Porto Alegre. O PP-YBA, única aeronave da companhia até então, também veio a POA em 26 de outubro e uma última no dia 7 de novembro.
Foto por Fábio Luís Fonseca
Setembro
O dia 25 de setembro ficou marcado na história do planespotting gaúcho. Nesse dia pousou pela primeira vez um Antonov 124 em Porto Alegre. O RA-82047 da Volga-Dnepr trouxe uma peça para uma fábrica de Guaíba.
Foto por João Machado
No dia 27 o único Boeing 727 da cargueira uruguaia Air Class passou por POA. O CX-CAR fez o voo MVD-POA-EZE-POA-SCL.
Foto por Gabriel Araújo
Outubro
Na noite do dia 7 pousou em POA pela segunda vez um Antonov 124. Dessa vez, o UR-82027 da Antonov Design Bureau/Antonov Airlines.
Foto por Gabriel Araújo
No dia 8 veio a POA um Antonov An-12. O UR-CGW da Ukraine Air Alliance veio do Recife e para lá voltou no mesmo dia.
Foto por Gabriel Centeno
No dia 16, um 777-200 da Qatar Airways alternou POA. Ele ia de GRU a Ezeiza e precisou pousar em Porto Alegre por motivos não esclarecidos.
Foto por Thiago Trevisan
E no dia 20 pousou pela primeira vez na capital gaúcha um 737-800 da argentina Andes Líneas Aéreas. O LV-GWL veio para uma rápida manutenção na TAP M&E, decolando no dia 22.
Foto por Rafael Luiz Canossa
Novembro
No dia 1º foram dois tráfegos incomuns: um CASA C-295 da Força Aérea Equatoriana e um 737-200 da mexicana Global Air. Ambos estiveram envolvidos no transporte de torcedores e jogadores da semifinal da Libertadores.
Fotos por Fábio Luís Fonseca
No dia 6 chegou a POA um 737-300 da maltesa Maleth-Aero trazendo a banda Green Day para um show em Porto Alegre. O 9H-MTF ostentava uma pintura especial para a turnê. Decolou para Buenos Aires no dia 8.
Foto por Rafael Luiz Canossa
No dia 12 tivemos um momento histórico em POA: um 777 e um 747 em solo ao mesmo tempo. Ambos vieram a Porto Alegre buscar os equipamentos da banda Coldplay após o show e levá-los para Buenos Aires. Foi a primeira operação da Qatar Cargo em POA e foi o primeiro 747 em nove anos a passar por Porto Alegre, 747 esse albino da companhia SkyLease Cargo.
Fotos por Rafael Luiz Canossa
Entre os dias 22 e 23 tivemos um grande movimento de passageiros em POA, devido à final da Libertadores. Tivemos a visita de três Fairchild Metro argentinos, dois MD-83 da Andes e também a primeira operação da Avianca Argentina no país. Esses fretamentos encheram os pátios de POA.
Fotos por Douglas Martins Nos
Foto por João Machado
Dezembro
No dia 10 tivemos a primeira operação de um Boeing 787 na capital gaúcha. O avião mais moderno da Boeing veio nas cores da Ethiopian para levar torcedores ao Mundial de Clubes. O ET-AOR veio de Guarulhos e foi para Lomé, Togo, em escala técnica.
No dia 18 outro 787 veio deixar os torcedores em Porto Alegre. Dessa vez, o ET-AOQ.
Fotos por Douglas Martins Nos
No dia 17 tivemos uma aeronave da American Airlines em solo gaúcho mais de um ano e meio depois do fim do voo regular para Miami. O motivo da vinda foi as péssimas condições meteorológicas em Buenos Aires, que obrigaram o 777-200 N798AN a pousar em Porto Alegre. A aeronave pernoitou em POA e depois seguiu para EZE.
Foto por Felipe Ferret
Não acredito que perdi tudo isso!
ResponderExcluir